Material para download
Guia Arte Cigana; Olhares ciganos onde estão?
Mês dos povos ciganos e em comemoração temos o guia "Arte Cigana", disponível em PDF gratuito para download e utilização em escolas, palestras, pesquisas. É importante refletir como vemos e representamos outros povos e culturas e ter conhecimento de como essas comunidades enxergam a si e se retratam, a referência é sempre o melhor caminho para boas representações.
Guia prático de saúde sexual e reprodutiva para mulheres ciganas e profissionais da área de saúde
Saúde é um dos principais marcadores raciais desse país, e o acesso das mulheres ciganas, a atenção sexual e reprodutiva é ínfimo e não atende nossa dignidade. É necessário que um sol seja voltado à causa da saúde da mulher cigana. Chega de invisibilidade.
Guia Prático Juventude Cigana
Aos interessados/as em realizar um curso semelhante ao “Juventude Cigana: da inviabilidade à comunicação popular em saúde”, já está disponível para download gratuito o Guia de Replicação do curso.
A ação encerra as atividades da formação, ofertada em parceria com a UFMT e que teve como objetivo o combate às fake news e desinformação na saúde pública.
O curso ocorreu por meio de Chamada Pública da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Brasília e Organização Pan-Americana de Saúde, com financiamento do governo do Canadá.
O projeto contou ainda com as parceiras dos coletivos Orgulho Romani e Ciganagens e do projeto Mapas da Vida, da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR).
Cartilha Diversidades Ciganas
Entre o tema "Diversidades", nos propusemos a debater um pouco o que a cerca identidade de gêneros e sexualidades dentro da pauta cigana.
Ainda dialogando sobre diversidades vamos transitar entre colorismo, etnias e culturas nas próximas abordagens.
Esperamos que gostem, comentem o que acharam, dúvidas, vamos responder e não esqueçam de espalhar esses diálogos, pois é de suma importância.
Cartilha Apropriação Cultural Vol I
Falar das diversas e perversas formas de apropriação das nossas culturas Romás é lembrar que temos as histórias das ciganas, ciganos, ciganes brasileires retratadas, construídas, descritas e contadas por pessoas não - ciganas, estas muitas vezes reproduzem e reforçam estereótipos a nós atribuídos. Mitos, lendas, contos ... espiritualidade - religião, tudo se mistura. Interpretações equivocadas, falas por vezes incoerentes, esvaziadas da verdade. Informações repetidas, distorcidas, maledicentes e contada “pelos outros”, com seus olhares, perspectivas, nos quais o mundo gajon se interpõe.